sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Feira Cultural CE5J - 2010 - Cultura e Folclore Brasileiro em Questão


Realizou-se Hoje - 03 de Setembro - a feira cultural do Centro Educacional Cinco de Julho em Itaguai.

Debaixo de forte Calor, um típico "veranico", (pois ainda é inverno!?) um bom público, composto por nossos alunos e alunas, pais e amigos, professores, funcionários e coordenação prestigiaram um evento repleto de atrações e amostras de quão grande e diferenciada são as nossas tradições!

Confesso que não consegui assistir nem metade delas tamanha era a opção das mesmas.

Por que trabalhar este tema?

Fundamental é resgatar e /ou reforçar nos nossos alunos e alunas a riqueza de tradições herdadas pelo nosso país e que as vezes é pouca abordada pelas nossas disciplinas humanas, seja pelo pouco tempo de hora aulas semanais que temos, Em Geografia são só 2 tempos na semana, seja pela globalização que em muitos casos reforça muito mais a cultura global, massificada, reduzindo a sombra as culturas locais e regionais.

Alguns Exemplos: como a capoeira, literatura de cordel, embolada e repente, danças tradicionais típicas, forró, samba, bombachas e afins, interpretação de lendas (a do BOTO foi sensacional!) e por aí vai!

 
As comidas típicas foram um show a parte. Muita coisa gostosa, que inclusive, a minha doutora me proibiu de desgustar, mas ela sabe que a carne é fraca. rsrsrsrs... Porções de aipim com carne seca, farofa do sertão, churrasco, cuscus de milho e tapioca e muito mais!  

Não vou me estender, registro aqui apenas a minha satisfação em perceber um bom trabalho realizado por todos nós. Parabéns a todos que se dedicaram para que tal acontecesse!
O evento atendeu e MUITO as minhas expectativas. E as Suas?



Deixe seu recado nos comentários!

Sucesso e Força Sempre pra Todos Nós!
Prof. Márcio - Geografia.